Dyskograf

Algumas pessoas me dizem que nunca na vida conseguiriam fazer música com algum instrumento. É verdade que algumas pessoas tem mais facilidades que outras para determinadas coisas, mas a tecnologia e a inovação em design sempre possibilitam que pessoas possam atingir da forma mais fácil um objetivo proposto. Acho que é esse um pouco do intuito do Dyskograf.

A maquina em questão é um leitor gráfico musical, por assim dizer, onde o mecanismo lê um disco e transcreve o desenho nele inserido em uma sequência musical. E é incrível. O conceito e até mesmo a estética da máquina são muito bem pensados. E, pasmem, as batidas criadas pelo Dyskograf podem e criam algo até que bom aos ouvidos, algo digno de uma faixa de album da banda Portishead, um ícone do trip-hop mundial.

A criação da instalação parte do estúdio Avoka em parceria com o Cultures Electroni[k], Les Bouillants. Não vou me apegar aos detalhes do funcionamento, pois não sou o cara mais indicado para falar sobre isso, mas recomendo a você dar uma olhada no vídeo a seguir.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s