Submerged Turntable

De fato, algumas coisas não servem para nada, a não ser para serem admiradas. A criatividade aparece de formas curiosas, e o design, por mais que projeto, muitas vezes não corrige aquelas dificuldades humanas de se fazer e expressar. Evan Holm não pensou nisso ao criar a sua máquina, chamada Submerged Turntable.

Depois de fazer um trabalho para o Dia Internacional do Rock usando LPs, fiquei intrigado com diversas instalações com o uso dessa famigerada mídia. Nessa busca, encontrei uma peculiar, um pouco apocalíptica para o gosto de alguns.

Segundo Holm, a piscina preta e sem muita profundidade representa a perda, o mistério e o inconsciente coletivo da raça humana. A música tocada neste ambiente representa a encenação deste sentimento, como um pequeno remorso. Entretanto, o caráter final da escultura se torna mais otimista em seu fim. Segundo Evan, a tentativa é de celebrar e honrar os músicos que geraram e construiram a cultura humana, e que ao passar pelo “véu subconsciente” das águas, a música toma um caráter mais sentimental.

Nada mais bonito que apreciar um pouco do funcionamento dessa máquina, feita com gesso, madeira, água, tinta e alguns equipamentos antigos de som.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s