Guess The Lightning

Mesmo as pessoas que não estudam ou trabalham com fotografia, pelo simples fato de curtir, as vezes passam a imaginar como um fotógrafo conseguiu aquele resultado. Tem muitos aspectos que influenciam no resultado final de sua foto. (Se você já sabe isso de cor, por favor, vá para o próximo parágrafo) A objetiva que você usa, a abertura, que define a quantidade de luz que incide sobre o CCD da câmera, e, claro, a profundidade de campo. Temos o tempo de exposição, que define o tempo em que o diafragma estará aberto, e assim, o CCD estará captando luz, o que faz com que você perca ou ganhe movimento na sua foto. Temos o ISO, que define a sensibilidade de luz, que pode granular ou, no caso das digitais, dar ruído a sua foto.

Mas uma das coisas que pra mim são fundamentais para uma boa fotografia é o uso correto da luz para atingir seus objetivos. Cada vez mais você vê novos experimentos com iluminação, novas maneiras de se compor um ambiente e de criar novas maneiras de chegar ao mesmo objetivo, usando cada vez menos materiais.

De fato, aprender mais sobre iluminação, indoor ou outdoor, faz com que sua visão sobre o trabalho fotográfico se expanda infinitamente, e cada vez mais você para pra prestar atenção nas fotografias que você vê por ai. Certos fotógrafos, que já chegaram ao nível profissional, a partir da visão de uma foto, conseguem distinguir a maneira como um fotógrafo chegou naquele resultado, a partir de simples informações do EXIF da foto, que conta com a abertura, o ISO e o tempo de exposição (sem contar informações de flash, etc.).

Para poupar um pouco o trabalho dos fascinados por fotografia, Ted Sabarese, fotógrafo nascido em New York, resolveu criar um projeto um tanto inusitado, de nome Guess The Lightning, onde o mesmo pega diversas fotos, famosas ou não, de editoriais espalhados pelo mundo, e faz um excelente review da iluminação usada, tanto para casos de ambiente externo quanto internos. É impressionante a maneira como Ted explica a criação da iluminação em cada fotografia, a maneira como ele metódicamente analisa os mais diversos detalhes faz do blog um incrível tutorial de como criar iluminações incríveis. Sempre fechando com os equipamentos fotográficos usados, uma breve descrição do ambiente de iluminação e comentários pessoais, cada análise é um aprendizado diferente para aquele que quer aprender mais sobre a iluminação fotográfica. Vale a pena conferir, clicando aqui.

 

klein-dolce-ss2008 steven-klein-dandg_ss20081

schafer-curb larry-david-shrink

achim-lippoth_kidswear-mag achim-lippoth-mad-max

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s