Monochrom

Não, não estou atrasado, apesar de logo abaixo vir o filme da F/Nazca para a Leica, eu não vou falar sobre ele, até porque este é um dos trabalhos que dispensa comentários. Muitas pessoas me perguntam se eu pagaria os $8000 cobrados em uma Leica M-Monochrom. Minha resposta é sempre a mesma: Definitivamente sim. A fabricação de uma Leica é um dos processos mais belos e refinados que já vi, quando falamos de produtos. Cada detalhe é tão pensado e bem cuidado, cada peça é tratada de forma única, que seria até desrespeitoso chamar isso de manufatura. Pra quem ainda não viu o making of de uma Leica, por favor, clique aqui. Em seguida, para quem ainda não está muito bem situado, o belíssimo vídeo da Nazca, Alma.

Direção de Criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima.

Criação de Bruno Oppido, Thiago Carvalho e João Linneu.

A Leica M-Monochrom tem especificações impactantes, 18MP com um CCD de 24x36mm, ISO de 320 até 10.000, sem filtros, sem cores, sem anti-aliasing. É muito diferente para o fotógrafo pensar em uma fotografia preto e branco, em relação a fotografia colorida, existe uma certa obrigação em pensar na luminosidade de cada espaço, sendo que não há cor, sendo muito difícil chegar no contraste mais adequado entre os tons de cinza. Além disso, a objetiva Leica não possui auto-foco, pelo fato de ser preto e branco, mais luz é captada para cada pixel, sendo que os filtros RGB não estão presentes, o que torna o CCD muito mais sensível e, de certa forma, eficaz na captação de luz. Sendo assim, a imagem também se torna mais nítida.

Pouca gente sabe, mas uma fotografia colorida nasce preto e branco, e que há um processo de leitura, onde os pixels são filtrados e combinados para formar a fotografia em cor. A M-Monochrome extinguiu esse processo. Ao contrário das digitais coloridas, mesmo em RAW, não se consegue mexer nos Highlights das fotografias tiradas com uma M-Monochrome, sendo que isto requer um processo de leitura de informações dos canais de cor. Sendo assim, o histograma da Leica é muito mais apurado, sendo mostrada no LCD a imagem do RAW, e não um preview em JPG, como na maioria das câmeras.

Isso é um pouco do que a Leica M-Monochrom pode te oferecer, e o que eu, com meu humilde conhecimento de fotografia, posso te oferecer de informações a respeito da câmera. Também deixo uma série de fotografias tiradas com a câmera. Essas e muitas outras estão no grupo Leica M-Monochrom, no Flickr, e você pode acessá-lo clicando aqui. Para fazer parte do grupo, é muito simples, basta pedir. Agora, se você quer ter uma de suas fotos expostas no grupo…

 

Screen Shot 2013-02-04 at 08.44.03 8443870468_da9de4411e_b 8443286009_beb27ffca9_c 8442492087_6f6ee31f0a_b 8439516788_4a8ebe1ba9_c 8438357372_12f8b78d96_c 8437274741_1a08efb9de_c

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s